Acne

Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Muito frequente na fase da adolescência, sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres. O ideal é a acne ser tratada o mais precocemente possível. Seu controle é recomendável não só por razões estéticas, como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) tão difíceis de corrigir na idade adulta.

Dermatite de contato

A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. Existem dois tipos de dermatite de contato: a irritativa e a alérgica.

Micose

Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. São particularmente frequentes nos trópicos, onde existem condições ideais de calor e umidade, necessárias para o desenvolvimento dos fungos.

Vitiligo

Vitiligo é uma doença exclusivamente da pele e das mucosas que se caracteriza por manchas brancas de evolução imprevisível, acometendo qualquer área do corpo. Pode estar associado a outras doenças que sempre devem ser investigadas. O tratamento depende das características do paciente e das manchas.

Câncer de pele

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.

Dermatite seborréica

Dermatite seborréica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade.

Psoríase

A Psoríase é uma doença inflamatória crônica, grave, não transmissível, onde apesar de não haver uma cura definida, existem muitos tratamentos que podem ajudar a aliviar bastante os sintomas desagradáveis. Esses sintomas se caracterizam por lesões na pele, descamações e vermelhidões que coçam.

Dermatite atópica

A dermatite atópica, ou Eczema Atópico, é uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira, com períodos de piora e melhora. Ela pode começar desde os primeiros meses de idade, podendo persistir por toda vida. As crises são piores em períodos de alta e baixa temperatura, podendo ser desencadeadas por fatores psicogênicos, como banhos quentes demorados com muito sabonete e falta de hidratação da pele. As regiões mais afetadas são as dobras do pescoço, cotovelos e joelhos.

Hiperhidrose

Hiperidrose é uma condição caracterizada pela hiperatividade das glândulas sudoríparas (suor em excesso), especialmente das axilas, mãos, face e pés. Pessoas com hiperidrose podem suar mesmo quando a temperatura está baixa ou quando estão descansando, e este suor incontrolável pode levar à sensação de desconforto significativo, tanto físico como emocional. Um dos tratamentos mais eficazes é com aplicação de toxina botulínica, procedimento pouco invasivo, rápido e com bons resultados.

Queda de cabelo

A alopecia androgenética é o nome científico para a calvície. Afeta homens e mulheres de maneiras diferentes. Na mulher, a risca anterior do cabelo fica mais alargada e a pele do couro cabeludo mais aparente. O sinal mais importante é o aumento da queda de cabelo, devido ao encurtamento do ciclo capilar. Caso você tenha notado uma queda anormal dos fios, marque uma avaliação, pois o tratamento precoce é essencial para recuperar grande parte do cabelo e estabilizar a doença!